Palestra OpenZika: o mundo inteiro contra o vírus acontece no CDSA

Será realizada no próximo dia 14 de junho, às 19h, no auditório do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, a palestra OpenZika: o mundo inteiro contra o vírus. O palestrante será o professor Rafael Trindade Maia/CDSA.

O projeto OpenZika do World Community Grid da IBM, é uma pesquisa de colaboração global, liderada pela Dra. Carolina Horta  da Universidade Federal de Goiás, Brasil. A principal característica deste projeto é ser uma colaboração de Ciência Aberta (Open Science), com a disponibilização das informações obtidas publicamente e assim pesquisadores do mundo inteiro podem contribuir para este projeto. A idéia do projeto se deu origem com o pesquisador Dr. Sean Ekins (CEO, Collaborations Pharmaceuticals, Inc.),  que é vice-coordenador do projeto.

O projeto OpenZika do World Community Grid da IBM tem como objetivo identificar substâncias com potencial para tratar o vírus Zika em pessoas infectadas. O projeto tem como alvo proteínas que o vírus Zika provavelmente use para sobreviver e se espalhar no corpo humano, com base no que é conhecido a partir de vírus similares, como os vírus da dengue e da febre amarela. A fim de desenvolver um fármaco anti-Zika, os pesquisadores necessitam identificar qual, entre milhões de compostos químicos, pode ser eficaz em interferir nestas proteínas-chave. A eficácia de cada composto será testada inicialmente em experimentos virtuais, chamados de triagem virtual que utiliza “cálculos de acoplamento ou docking molecular”, realizados nos computadores e dispositivos Android dos voluntários do World Community Grid. Estes cálculos podem ajudar os pesquisadores a focar nos compostos com maior probabilidade de chegar a um medicamento antiviral.

Rosenato Barreto – Assimp CDSA/UFCG