12ª edição da ‘Mostra Cinema’ acontece na PB

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que no dia 10 de dezembro de 2018 completa 70 anos, será o tema da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. A mostra será realizada nas 26 capitais do país e no Distrito Federal e a programação é totalmente gratuita.  Ao todo, serão exibidos 40 filmes, divididos em 4 mostras: Temática, Panorama, Mostrinha, dedicada ao público infanto-juvenil, e Homenagem, que celebra a carreira do ator e diretor Milton Gonçalves. A mostra é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com realização do Instituto Cultura em Movimento (ICEM). Na Paraíba ela é produzida pela Empresa de Serviços Culturais (EMSERC) e pelo Grupo Castelo Audiovisual.

Na Paraíba, pela primeira vez e sua história, a mostra será descentralizada, garantindo assim que vários tipos de público possam ter acesso às sessões, que acontecerão em diversos lugares. No ano passado as sessões aconteceram em cidades próximas a João Pessoa como Cabedelo, Bayeux, Santa Rita e Alagoinha. Nesse ano essa prática, a mostra também acontecerá em outra cidade, que é Areia, além de sessões na Sala Aruanda do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba.

Os filmes abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como memória e verdade, questões de gênero, população negra, população indígena, população LGBT, imigrantes, direito das pessoas com deficiência, direito da criança, direito dos idosos, direito da mulher, direito à saúde, direito à educação, diversidade religiosa e meio ambiente.  Para permitir a acessibilidade, todas as sessões contam com closed caption, e em sessões selecionadas haverá áudio descrição e Libras. Os espaços onde ocorrem as exibições também possuem estrutura acessível para receber os diferentes públicos.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos surgiu em 1948 como um grito de liberdade e o clamor por respeito, contra o fascismo e as milhões de mortes da 2ª Guerra Mundial. Segundo a Diretora de Promoção e Educação em Direitos Humanos do MDH, Juciara Rodrigues, a Mostra promove ações públicas que transcendem governos, por isso já está em sua 12ª edição. “Trata-se de uma revolução silenciosa e maravilhosa. Vai até as pessoas para mostrar a elas a importância de ser cidadão e do respeito ao próximo. Chega até elas levando educação amorosa e libertária, para que possam refletir qual o nosso papel no mundo. É uma forma de lutar e resistir a qualquer tipo de opressão, de objeção em relação ao exercício da nossa cidadania e direitos.”, diz a educadora.

A 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos será realizada entre os dias 26 e 28 de novembro na sala Aruanda. De 4 a seis de dezembro será realizada no Teatro Minerva na cidade de Areia. Nos dias 3 e 12 de dezembro na Associação de Moradores do Conjunto Castelo Branco e no dia 13 no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha.

Para realizar a mostra na Paraíba os produtores locais contam com a parceria da Universidade Federal da Paraíba, através do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), do Núcleo de Documentação Cinematográfica (NUDOC) e do Núcleo dos Estudos dos Media e Cidadania (NEMEC). Do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano, da Prefeitura da Cidade de Areia, da Associação de Moradores do Conjunto Castelo Branco e do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha.

Fonte: MaisPB