Onda de calor deixa 12 capitais do Brasil com mais de 35º

O território brasileiro começou a ser afetado por uma repentina onda de calor, e enfrentará, neste domingo (24), seu primeiro grande aumento na temperatura máxima por todo país. Ao todo, 12 capitais vão ultrapassar a marca dos 35º um dia após a chegada da primavera.

O aumento considerável na temperatura máxima de algumas capitais é mais localizado no Centro-Oeste, Norte e Sudeste. Capital do Mato Grosso, Cuiabá terá máximas de 42º neste domingo. Campo Grande atingirá 39º, Goiânia 38º e Brasília 34º.

No Sudeste, Belo Horizonte (35º), São Paulo (35º) e Rio de Janeiro (38º) se destacam. No Norte, mais cinco capitais estarão com temperaturas muito elevadas: Boa Vista, Manaus, Palmas, Porto Velho e Rio Branco.

As temperaturas no Nordeste e em João Pessoa

A Região Nordeste, por incrível que pareça, não será tão afetada pelo calor nesta onda de calor. Fortaleza e São Luís, com 33º, têm um aumento, mas sem muitas surpresas. João Pessoa terá máxima de 30º: também regular ao resto do ano e dos dias de calor.

Apesar de Aracaju, Maceió, Natal, Recife e Salvador se manterem em temperaturas normais, a única capital nordestina com uma elevação será Teresina, no Piauí, onde as máximas serão de 38º, com direito a um aumento até maior na região de interior do estado.

Alerta vermelho do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para 18 regiões ao todo, neste domingo, com ondas fortes de calor. O alerta é vermelho, ou seja, representa grande perigo para a população. A temperatura, cinco graus maior do que o habitual, pode trazer riscos à saúde.

Por essa razão, é aconselhado não se expor ao Sol, especialmente nos horários mais críticos do dia. O alerta é válido até terça-feira (26), e em qualquer problema ou dificuldades, a Defesa Civil pode auxiliar a população através do número 199.

Noticias em Destaque

Fonte: Vitrine do Cariri