Inmet emite dois alertas de chuva para a Paraíba; Sertão será mais atingido

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (29), dois alertas referentes à possibilidade de chuvas no estado paraibano para os próximos dias. No Sertão e Agreste Paraibano, o alerta é laranja, o que representa um grau de severidade maior. Enquanto isso, na região mais próxima ao litoral, a precipitação será menor.

Com o alerta laranja, o Inmet indica que as chuvas terão entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de 60-100 km/h. Além disso, há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Já na região litorânea, as chuvas poderão alcançar 20 a 30 mm/h, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.

Com essas previsões, a recomendação do instituto é, em caso de rajadas de vento, que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionarem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet também recomenda, se possível, desligar aparelhos eletrônicos e quadro geral de energia, assim como evitar o uso de aparelhos na tomada.

Além da Paraíba, o estado de Pernambuco tem alertas amarelo e laranja, enquanto o restante da região Nordeste, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Roraima e Amazonas apenas laranja. Em caso de dificuldades ou dúvidas sobre a condição do tempo nos próximos dias, a Defesa Civil, no telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, no 193, estão à disposição da população.

Noticias em Destaque

Fonte: Leonardo Abrantes – MaisPB