O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, abrirá na próxima no dia 1º de novembro a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. O lançamento da campanha acontecerá às 9h, na Estação Experimental da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), em Umbuzeiro, no Agreste da Paraíba, a 147 km de João Pessoa.
A campanha será executada pelos técnicos da Defesa Agropecuária, com participação dos técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater/PB). Deverão ser vacinados cerca de 1,3 milhão cabeças de gado, entre bovinos e bubalinos, durante o mês de novembro.
O secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Rômulo Montenegro, solicita o apoio e a mobilização dos criadores, a fim de chegar ao final da campanha, no dia 30 de novembro, com 100% de cobertura vacinal.
A campanha terá início em todo país sob a coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e com a participação dos serviços veterinários estaduais e do setor agroprodutivo.
“O país segue na luta contra a febre aftosa em busca de ficar livre da doença. A Paraíba é um dos estados que possui certificação de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, sendo um dos estados pioneiros no combate à enfermidade. O Governo, por meio da Sedap, atua para assegurar a sanidade do rebanho, e é responsável por conduzir uma política de saúde animal no estado através de ações essenciais junto à Defesa Agropecuária a fim de ampliar a possibilidade de liberação da vacinação total do rebanho no estado, e a colaboração dos criadores será essencial para conseguirmos esse feito”, disse o secretário.
O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na Paraíba acontece em duas etapas:
1ª etapa: 1° a 31 de maio para todo o rebanho bovino e bubalino.
2ª etapa: 1° a 30 de novembro para o rebanho bovino e bubalino com idade de 0 a 24 meses.
Operação
A Gerencia da Defesa Agropecuária do Estado (Geda) indica a seguinte prática sobre a vacinação:
– Adquirir quantitativo de doses de vacinas compatível com o rebanho a ser vacinado;
– Adquirir vacinas em Casas Revendedoras de Produtos veterinários cadastradas no Estado;
– Vacinar os animais conforme indicação técnica (dose, agulha, local de aplicação, sem estresse, etc.);
– Após a vacinação e de posse do Cupom Fiscal e listagem dos animais vacinados por sexo e faixa etária, fazer a Declaração obrigatória em um dos escritórios da Geda, Emater e Ulsaves;
– Lembrar que apenas vacinar os animais não oficializa a vacinação. É necessária e obrigatória a Declaração para que o cadastro fique liberado para que os animais circular dentro e fora do estado. Liberados com Guia de Trânsito Animal (GTA);
– O procedimento é o mesmo para a vacinação dos animais com idade até 24 meses;
– Declarar a vacinação nos escritórios mais próximo, lembrando que aquele criador que não possuir animais abaixo de 24 meses, devem declarar todos os animais existentes em suas propriedades.