Sumé, Paraíba, 13/12/2025
Página inicial / Saúde / OMS decreta emergência de saúde internacional após surto de mpox na África

OMS decreta emergência de saúde internacional após surto de mpox na África

A Organização Mundial da Saúde (OMS), decretou que a mpox é uma emergência de saúde pública de importância internacional (ESPII). Este é o nível mais alto de alerta da organização.

Na manhã desta quarta-feira (14), o Comitê de Emergência se reuniu, pela primeira vez, para debater o assunto, o que resultou na recomendação. A decisão seguiu a recomendação do Comitê de Emergência convocado pelo diretor, que se reuniu pela primeira vez nesta manhã.

“Hoje, o Comitê de Emergência se reuniu e me informou que, em sua opinião, a situação constitui uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Aceitei esse conselho”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus

Em seguida, Tedros justificou a medida e pediu acção internacional imediata para conter o avanço da doença. “A detecção e rápida disseminação de um novo clado da mpox no Leste da República Democrática do Congo (RDC) , sua detecção em países vizinhos que não haviam relatado mpox anteriormente e o potencial de disseminação adicional dentro e fora da África são muito preocupantes”, concluiu.

No Congo, o número de infecções ultrapassaram os 14 mil e registraram 524 mortos.

Brasil

Em nota enviada nesta quarta (14), o Ministério da Saúde afirmou que acompanha a situação com atenção “assim como o cenário epidemiológico no Brasil e no exterior, de forma a subsidiar as recomendações e ações necessárias no território brasileiro”. diz o texto.

Noticias em Destaque

Fonte: Portal Correio

MAIS LIDAS
WhatsApp-Image-2025-12-09-at-08.40
Mulher é encontrada morta dentro de lixeira com mãos e pés amarrados
PREFEITURA-DE-SUME-1
Prefeitura de Sumé abre processo seletivo com oferta de 48 vagas para contratação de pessoal
Screenshot
Polícia realiza nova operação de buscas por jovem desaparecido em Serra Branca
SnapInsta
Acidente na PE-160 deixa jovem jogador morto e mulher ferida em Jataúba
Edit Template
Diretor geral
Rodolfo Silva

Contato
(83) 99941-8939