O carnaval brasileiro é famoso por receber pessoas do mundo todo, inclusive de países com alta taxa de transmissão de sarampo. Por isso, é importante manter a vacinação em dia
Curtir o carnaval requer muita energia e disposição. Mas, para aproveitar tudo que a festa oferece é preciso estar atento à saúde. O cuidado deve ser redobrado em áreas de muita concentração de pessoas, por facilitar a transmissão de doenças transmissíveis. Esse ano, o Ministério da Saúde faz um alerta especial para o sarampo, doença altamente contagiosa e que pode matar. Isso porque, além da volta da circulação do vírus no país, esse é um período atrativo para turistas estrangeiros de áreas com alta transmissão da doença. A vacina contra o sarampo é a maneira mais eficaz de evitar a doença.
O carnaval brasileiro é famoso por receber pessoas do mundo todo, inclusive de países com alta taxa de transmissão de sarampo. É o caso dos países da Europa que, em 2018, registraram 82.596 casos de sarampo em 47 dos 53 países do continente, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). O número total de pessoas infectadas na Europa com o vírus em 2018 foi o mais alto desta década: 3 vezes o total notificado em 2017 e 15 vezes o número recorde de pessoas afetadas em 2016. O sarampo ainda matou 72 crianças e adultos no continente em 2018.