No último mês de janeiro a Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria de Saúde/Vigilância Ambiental, lançou o programa CastraPet com o objetivo de controlar o aumento desordenado da população de cães e gatos no município.
Em menos de um mês de funcionamento, o programa já cadastrou mais de 100 animais (cães e gatos, machos e fêmeas), e já esterilizou (castrou) mais de 30.
Para usufruir do programa, basta realizar o cadastramento (do animal e do proprietário/tutor), na sede da Vigilância Ambiental, de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, procurar Rita Dark e/ou Armando Nunes. Após o cadastramento, haverá a triagem pré-operatória e agendada a cirurgia. Já o procedimento cirúrgico é realizado no veículo Castramóvel, instalado no espaço do Dnocs de Sumé.
O CastraPet é um projeto pioneiro na região do Cariri, dotado de qualidade técnica, intervenções cirúrgicas, ações educativas, responsabilidades e prioridades, seguindo as diretrizes do Conselho Regional de Medicina Veterinária.
O programa prevê ainda a colaboração da sociedade na adoção e cuidados pós-operatórios, considerando que a prefeitura não possui uma estrutura para cuidar desses animais.
Noticias em Destaque
Fonte: Ascom/PMS