O prefeito de Sumé Éden Duarte comentou em entrevista a Rádio 95 FM o projeto de autoria do Executivo que reajusta os valores da taxa de iluminação pública, aprovado na última terça-feira na Câmara de Vereadores.
O projeto aprovado segue as normativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na zona urbana, o projeto isenta da taxa de iluminação pública para quem consome abaixo de 30 KWh, as pessoas que consomem de 30 a 100KWh na zona urbana o reajuste será de 3%.
Para zona rural, quem consome abaixo de 50KWh será isento da cobrança, quem consome acima de 100 KWh na zona rural é que pagará 7,0% sobre o valor fixado pela Aneel.
De acordo com o prefeito, no mês de dezembro a ENERGISA fez a recontagem de todos os pontos de iluminação da cidade, o município passou de 2.089 para 3.837 pontos instalados, com esse crescimento houve um aumento de quase 40 mil reais na fatura da iluminação pública.
Segundo o prefeito Éden Duarte, se a gestão não encaminhasse o projeto de reajuste da tarifa, seria necessário realizar cortes da Agricultura, Infraestrutura ou até mesmo na Educação.
O gestor informou que mesmo com o reajuste será necessário complementar recursos para o pagamento da conta da iluminação pública e disse que a Prefeitura pretende trocar as lâmpadas atuais por lâmpadas de LED, visando diminuir a conta da iluminação pública, possibilitando a redução da tarifa em breve.
Éden Duarte lembrou ainda, que Sumé é o 4º maior município da Paraíba em extensão territorial, são 540 KM de estradas, assim, o custo de manutenção da Iluminação na zona rural é ainda maior, Ouça:
Notícias em Destaque
Com 95 FM