Executivo atende indicação do vereador Antônio Carlos e realiza treinamento sobre primeiros socorros

O Vereador Antônio Carlos Sarmento apresentou em plenário uma indicação 02/2021, onde torna obrigatória a orientação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil do município.

Na sua justificativa o vereador salienta que são uma causa crescente de mortalidade e invalidez na infância e adolescência, e importante fonte de preocupação em pequenos acidentes.

Por essa razão no ambiente escolar diferentes tipos de acidentes podem ocorrer de acordo com a idade e estágio de desenvolvimento físico e psíquico das crianças e adolescentes.

Professores e funcionários de escolas públicas e privadas terão que aprender noções básicas de primeiros socorros, como determina a Lei Federal 13.732 denominada Lei Lucas, a lei foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora de 10 anos, que morreu em 2017 depois de se engasgar comendo um cachorro-quente durante um passeio escolar.

Dessa forma o prefeito Éden Duarte, atendendo pedido do vereador Antônio Carlos e aprovado por unanimidade por toda casa, coloca em prática a indicação, tornando obrigatório a orientação de primeiros socorros em todo município, evitando acidentes e pautando pela vida e saúde das crianças e adolescentes.

Antônio Carlos agradeceu ao prefeito Éden Duarte por ter atendido essa solicitação. “É de suma importância para a vida e segurança de muitas crianças do nosso município, e isso só vem a provar seu comprometimento de gestão e sua parceria com o poder legislativo, nossos agradecimentos também para o secretário de Educação Bonilson Timóteo por todo empenho”, pontuou o presidente.

Ascom/Câmara