Câmara de Vereadores de Sumé aprova projetos e requerimentos

Foi aprovado o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que autoriza a inclusão no PPA – Plano Plurianual 2022-2025 a Ação (projeto/atividade) 2093 – Manutenção do Projeto Cultural Semiárido, que tem como objetivo a aplicação dos recursos do Projeto Cultural Semiárido. 

Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a abrir crédito especial no valor de R$ 186.330,00 (Cento e oitenta e seis mil e trezentos e trinta reais), destinado a preservar a manutenção do equilíbrio das contas do erário, bem como objetivando o saneamento do planejamento orçamentário e a melhor execução do cumprimento das metas previstas na Lei Orçamentária Anual do Município de Sumé.  

Foi aprovado o Projeto de Lei de autoria do Poder Francisco Fontinele, que denomina a Passagem Molhada Manoel Chaves da Silva na Comunidade Conceição, localizado na zona rural do município de Sumé-PB. 

Fontinele solicitou a construção de rampa acessível com corrimões na ladeira que dá acesso ao Mercado Público, na rua que liga a Francisco de Melo (ao lado do Bar de Agnelo) a Rua Antônio Pereira Baé. Requereu ainda, a limpeza da calha do Rio Sucuru, no trecho que compreende o perímetro urbano de Sumé, da parede do açude (Lote 01 até o Rio do Banquinho), para que a água possa fazer seu percurso sem nenhum obstáculo, evitando um possível desastre ambiental. 

O presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Carlos, apresentou requerimento solicitando que seja substituído o ponto de ônibus na saída para Monteiro e entrada do Conjunto Habitacional Sebastião Vitorino, pelo modelo padrão do ponto de ônibus da saída para Campina Grande.

Solicitou a limpeza do Rio Pedra Comprida, próximo a passagem molhada Newton Leite Rafael, implantação de postes para iluminação no principal acesso ao Loteamento Flor do Cariri, um estudo de viabilidade para a troca de tubulação que recebe as águas fluviais da Avenida 1º de Abril, com início no Clube São Tomé até o supermercado de Tino Lêu.  

O vereador solicitou através de requerimento, o fechamento da Rua João Sabiá (Praça José Américo – Rua do Espetinho de Kermoge com a esquina do Clube São Tomé, nos seguintes horários: 17h às 5h. Antônio Carlos apresentou Voto de Pesar a Família do Senhor José Braz Macêdo (Dezinho Marchante). 

O vereador Cordeirinho Moto Peças apresentou voto de pesar à família da Senhora Maria Andrea Macedo Pereira, Voto de Pesar à família do Senhor Dejamilton Barbosa de Sousa e Voto de Pesar a família do Senhor Vanderlei Feitosa da Silva.

O vereador apresentou requerimento para construção de uma passagem molhada na entrada do Sítio Poço do Quinca e o serviço de sinalização nas vias urbanas, com a pintura das faixas de pedestres, obedecendo os critérios legais, dentro dos padrões exigidos proporcionando mais segurança para os moradores. 

O vereador Dida Alves solicitou reparo ou isolamento da parte elétrica da fonte e das caixas elétricas localizadas na Praça José Américo e o aumento do número de ventiladores da Central de Velório. 

Ascom/Câmara