O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou nesta quarta-feira (3) que não vai aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para preencher as vagas em cursos de graduação no segundo semestre de 2020. Um processo seletivo institucional será feito virtualmente pela instituição.
De acordo com o IFPB, a decisão leva em consideração a situação de emergência provocada pelo coronavírus, as dificuldades de gerenciamento do processo de matrícula por meio do Sisu e cumprimento do cronograma de execução.
A instituição informou que há mais de mil vagas disponíveis para o segundo semestre de 2020 mas serão preenchidas por meio de um processo seletivo institucional. Ainda não há data de publicação do edital deste processo.
De acordo com o Diretor de Educação Superior, Geísio Vieira, uma seleção própria se faz necessária nesse momento de pandemia em que os servidores técnico-administrativos estão trabalhando de forma remota e os estudantes não podem se deslocar até a instituição para a entrega física dos documentos exigidos para a matrícula do Sisu.
Geísio também informou que o processo de seleção se dará de forma virtual, por meio de um sistema produzido pela Diretoria Geral de Tecnologia da Informação do IFPB, e que os candidatos poderão concorrer com as notas dos três últimos Enem, beneficiando um maior número de alunos.
Ainda segundo Geísio Vieira, a entrega física de documentos para validação só será necessária quando as atividades da instituição retomarem presencialmente.