Os principais lutadores do Brasil disputaram neste fim de semana em Maceió, Alagoas, o Campeonato Brasileiro de Wrestling (luta livre) 2021 da região IV. A competição foi realizada pela Confederação Brasileira de Wrestling – CBW, com a participação de vários atletas campeões e representaram do país na última olimpíada de Tokyo. Dentre eles, os atletas sumeenses.
Hoje no ranking nacional destacam-se:
Como campeões no estilo greco-romano:
- José Augusto de Araújo Jorge – 1º lugar categoria 97kg
- Gustavo de Araújo Jorge – 1º lugar categoria 72kg
- Caio Max Ribeiro – 1º lugar categoria 67kg
- Igor Alcântara da Silva
- Tawan Teodósio Medeiros
Como campeãs no estilo livre-feminino:
- Rebeca Andressa Paulino Perazzo – 1º lugar categoria 59kg
- Vanessa Ferreira do Carmo Silva
Como vice campeões:
- Caroline da Silva Freitas
- Joaquim Ricardo Carlos
Como 3° Lugar:
- Luan Carvalho Queiroz
- Viktor Kayky Alves
Todos são alunos oriundos do projeto PROLCARIRI/UFCG/CDSA.
Para o treinador, Luciano Correia, Sumé tem colhido os frutos plantados pelo prefeito Éden Duarte desde quando ainda era vice-prefeito e acreditou no projeto. “Hoje a prefeitura de Sumé é parceria fundamental para que os sonhos desses jovens continuem se concretizando”, frisou o professor.
O Wrestling é o esporte de combate mais antigo da humanidade. Indicado para crianças a partir de 8 anos, no wrestling são proibidos quaisquer tipos de socos, chutes ou estrangulamento preservando a integridade física das crianças. A prática é indicada tanto para meninos e meninas e pode ser feita apenas com short e camiseta. Como o esporte é dividido por categorias de peso, todas as crianças, seja ela alta, baixa, magra ou com sobrepeso podem participar.