As inscrições para as 174 mil bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) do 2º semestre de 2018 começam nesta terça-feira (26). Os candidatos devem se inscrever pelo site do programa até o dia 29 de junho.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), neste segundo semestre serão oferecidas 174.289 bolsas de estudo totais e parciais para o ensino superior. É possível consultar as bolsas, pelo site do Prouni, filtrando pelo nome do curso, instituição ou município.
Para concorrer às bolsas, o candidato deve informar o número de inscrição no Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no exame.
Quem pode se inscrever
Para se inscrever no Prouni é preciso ter participado do Enem de 2017 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame, além de não ter zerado na redação.
Além disso, o candidato precisa atender a pelo menos um desses requisitos:
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- ter cursado o ensino médio completo em escola privada, mas como bolsista integral;
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada, mas como bolsista integral;
- ter alguma deficiência;
- ser professor da rede pública de ensino.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Calendário Prouni
- 2 de julho: lista de candidados da primeira chamada
- 2 de julho a 10 de julho: comprovação de informações dos alunos da primeira chamada
- 16 de julho: lista de candidatos da segunda chamada
- 16 de julho a 23 de julho: comprovação de informações dos alunos da segunda chamada
- 30 e 31 de julho: prazo para participar da lista de espera
- 2 de agosto: divulgação da lista de espera.
Com G1