MONTEIRO: Escola Tiradentes apresenta aos pais de alunos o Projeto JEPP em parceria com o SEBRAE

Os pais dos alunos da Escola Municipal Tiradentes receberam na manhã desta sexta-feira, 20, as principais informações sobre o novo projeto que será implantado na unidade, em mais uma proveitosa parceria entre a Prefeitura de Monteiro e o SEBRAE.

O projeto trata-se do JEPP – Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos que será aplicado no Ensino Fundamental I e II, que na rede municipal atende aos alunos com idade entre 6 e 14 anos, e tem como objetivo estimular nos alunos a busca do autoconhecimento e o espírito da coletividade, promovendo assim o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores.

A primeira fase do projeto capacitou os professores da unidade educacional em um curso de formação de 40 horas que aconteceu neste mês de julho. A segunda fase se dará na forma de aulas onde os alunos trabalharão com temas diferentes em cada série, sendo elas: o mundo das ervas aromáticas, temperos naturais, oficina de brinquedos ecológicos, locadora de produtos e sabores e cores, para os alunos da 1ª a 5ª série respectivamente. Já o alunado do 6º ao 9º ano terá como foco a ecopapelaria, artesanato sustentável, empreendedorismo social, e novas ideias – grandes negócios de modo respectivo. O JEPP será trabalhado em sala de aula uma vez por semana com a duração de duas horas/aula.

Para a apresentação do projeto as gestoras Janyélita Bezerra e Maria do Socorro Caldeira, convidaram para presenciar o momento pessoas que representam os diversos setores envolvidos no empreendedorismo como João Damaceno (Banco do Brasil), Mário Almeida (Comerciante de rede de mercados), Mayara (Comerciante de vestuário), que puderam contar um pouco de suas histórias em relação ao empreendedorismo, levando aos pais a sua impressão sobre a importância do JEPP na escola.

Ainda estiveram presentes no momento o vereador Farias, além das secretárias de Administração, Maria Tânia e de Educação, Ana Lima que representando a prefeita Anna Lorena, falou sobre as perspectivas do projeto e também sobre a extensão do JEPP para outras escolas..“A prefeita Anna Lorena teve uma visão a frente sobre este projeto e de pronto já se reuniu com os representantes do SEBRAE para que mais outras duas escolas sejam contempladas com mais este recurso de aprendizado”.

Patrícia Barros, representante do SEBRAE e responsável por repassar o treinamento aos professores e as informações aos pais dos alunos, também falou sobre sua experiência com o empreendedorismo e confirmou a data para o ponto alto do projeto que será a Feira do Empreendedorismo que acontecerá no dia 23 de novembro “Nesta data vocês poderão ver de pertinho a evolução dos seus filhos, na feirinha cada turma terá algum tipo de item para comercializar. Faremos tudo da melhor forma, inclusive com o apoio do Conselho Tutetar”, disse Patrícia Barros.

Os alunos da Escola Tiradentes receberão do SEBRAE um kit contendo os livros que serão usados durante as aulas do JEPP. Os conteúdos de cada livro são adequados a série com ilustrações e as informações importantes para o aprendizado do conteúdo.

“Esse é o momento de aproveitar este conhecimento e transformar e fazer desta mais uma oportunidade de fazer a diferença para o futuro dos nossos jovens”, finalizou a secretária Ana Lima.

Cariri em Destaque 

Com Ascom/PMM