Governo do Estado lança editais dos prêmios Escola de Valor e Mestres da Educação com novidades para 2024

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), publicou os editais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor, disponíveis para consulta no Diário Oficial do Estado. As inscrições para ambos os prêmios, que visam reconhecer o trabalho de professores e gestores escolares, estão abertas até às 16h do dia 11 de novembro, e devem ser realizadas no portal da SEE-PB, em www.see.pb.gov.br/premios.

Essas iniciativas do Governo do Estado buscam valorizar os profissionais da rede estadual, oferecendo um incentivo financeiro com base em critérios que priorizam o impacto positivo na aprendizagem dos estudantes e a gestão eficiente das escolas. Professores contemplados pelo Prêmio Mestres da Educação receberão um 14º salário ao final deste ano, enquanto os servidores das escolas premiadas pelo Escola de Valor serão beneficiados com um bônus salarial.

O Prêmio Mestres da Educação, destinado aos professores da rede estadual, neste ano dá ênfase a práticas pedagógicas focadas na equidade, recomposição das aprendizagens, desenvolvimento do protagonismo estudantil e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As avaliações internas e externas dos estudantes também serão levadas em conta para a seleção dos projetos. Em 2024, a SEE-PB planeja aprofundar esses critérios, com foco em metas de aprendizagem, como SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), SIAVE, taxas de aprovação e redução de reprovação e abandono escolar.

Já o Prêmio Escola de Valor é direcionado às escolas e beneficia todos os servidores das unidades premiadas. Para participar, as escolas devem submeter projetos que não apenas promovam a melhoria da aprendizagem, mas que demonstrem uma gestão integrada e eficiente nas áreas pedagógica, administrativa, financeira e de pessoal. A inscrição da unidade deve ser realizada, preferencialmente, pelo gestor/diretor escolar e a documentação apresentada deve comprovar o uso regular dos recursos financeiros da escola, incluindo repasses do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Apoio à Alimentação Escolar (PAAE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e ProGás. Na edição de 2025, esses critérios serão redefinidos com base nos resultados das avaliações educacionais e na regularização da prestação de contas.

A seleção dos projetos é dividida em duas fases. Na primeira, uma comissão da SEE-PB avaliará o alinhamento dos projetos aos critérios dos prêmios, incluindo a capacidade de impactar positivamente o ambiente escolar e a eficiência na gestão dos recursos. A segunda fase consiste em visitas técnicas para monitoramento dos projetos finalistas, assegurando que as práticas propostas estejam sendo aplicadas e gerando resultados na escola.

A premiação tem como objetivo incentivar a continuidade dos projetos, com valores que permitem a ampliação de suas práticas. As escolas premiadas pelo Escola de Valor podem utilizar os recursos em melhorias na infraestrutura e no material didático, enquanto os professores reconhecidos pelo Mestres da Educação têm a oportunidade de investir em capacitação e desenvolvimento de metodologias inovadoras.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, destaca que os editais de 2024 reforçam uma mudança estratégica na gestão educacional, buscando integrar as práticas pedagógicas à administração eficiente dos recursos públicos. “Em 2023, focamos no aprimoramento das práticas pedagógicas. Para 2024, ampliamos o escopo, incluindo metas de gestão e prestação de contas, com a intenção de fortalecer uma educação pública que seja não só de qualidade, mas também sustentável e transparente”, explica.

Para mais detalhes sobre os prêmios Escola de Valor e Mestres da Educação, os editais completos estão disponíveis também no link www.see.pb.gov.br/premios

Noticias em destaque

Com Consed38