O Mestrado, na categoria profissional em rede nacional, tem polo na Universidade Federal de Campina Grande, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Campus Sumé, onde são ofertadas 20 vagas. As aulas ocorrem nas quintas-feiras (tarde e noite) e sextas-feiras (manhã e tarde).
A seleção nacional será realizada em junho de 2019, através de uma prova objetiva com questões de múltipla escolha. As aulas da segunda turma do polo da UFCG estão previstas para iniciar em agosto deste ano.
O Edital está disponível no endereço: //www.feis.unesp.br/#!/pos-graduacao/profagua/, no item Processos Seletivos.
O Programa
O ProfÁgua é um programa de pós-graduação stricto sensu em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tem como objetivo proporcionar a formação continuada dos profissionais que atuam em órgãos gestores de recursos hídricos (em nível federal, estadual e municipal), agências de água, comitês de bacia hidrográfica ou conselhos de recursos hídricos, seja participando desses órgãos ou submetendo pedidos ou projetos de utilização e controle de recursos hídricos.
O programa tem como áreas de concentração instrumentos da política de recursos hídricos e regulação e governança de recursos hídricos. As linhas de pesquisa são: Ferramentas aplicadas aos instrumentos de gestão de recursos hídricos; Metodologias para implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos; Planejamento e gestão de recursos hídricos e Segurança hídrica e usos múltiplos da água.
(Rosenato Barreto – Assimp CDSA/UFCG)