Educação emocional reduz em 30% comportamentos problemáticos na PB, diz organização

Avaliação mostra resultados da metodologia Liga Pela Paz na Paraíba (Foto: Reprodução/Inteligência Relacional)

A inserção da educação emocional no currículo das escolas da rede estadual da Paraíba reduziu os comportamentos problemáticos dos alunos em 30%, em um período de três anos, segundo levantamento da organização Inteligência Relacional. De acordo com o fundador da organização, João Roberto de Araújo, o método Liga Pela Paz foi aplicado na Paraíba em 2013 e hoje é realidade em 653 escolas de 223 municípios.

O levantamento considera comportamentos problemáticos a agressividade destrutiva, a ansiedade excessiva, o desinteresse acadêmico, a hiperatividade, a depressão, o retraimento social e queixas sintomáticas. Destes, o que teve maior redução foi a agressividade destrutiva, que atingia 19,7% dos 12.176 dos estudantes avaliados antes da aplicação da metodologia. Hoje, 13% apresentam o comportamento.

A organização também avaliou habilidades emocionais e sociais dos estudantes. A conclusão foi que os comportamentos socialmente habilidosos – como habilidades de relacionamentos, assertivas, acadêmicas e de autocontrole – tiveram um aumento de 28%.

Araújo explica que a avaliação é feita com base na percepção dos professores. “A violência é um assunto complexo, porque tem a física, com lesões corporais, mas também tem a psicológica, quando se maltrata a pessoa sem atingir fisicamente”, comentou.

A educação emocional funciona no currículo escolar como uma disciplina comum, com livros, aula uma vez por semana, avaliações contínuas e acompanhamento pedagógico. A metodologia pode ser aplicada em qualquer escola. Segundo a Inteligência Relacional, a Paraíba tem o maior volume de escolas utilizando o método no Brasil.

Fonte: G1/PB