Aluna da Rede Estadual de Serra Branca é pré-selecionada para Parlamento Jovem Brasileiro

Oito estudantes da Paraíba foram pré-selecionados para o programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2019. Destes, sete são alunos de escolas da Rede Estadual, sendo quatro de Escolas Cidadãs Integrais. A lista dos classificados foi divulgada pela Câmara dos Deputados. Os estudantes pré-selecionados participarão da seleção final, cujo resultado será divulgado no dia 6 de agosto no portal www.camara.leg.br/pjb e na fan page do PJB no Facebook, www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.

O PJB tem por objetivo proporcionar aos estudantes de Ensino Médio a vivência do trabalho dos deputados federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis,escrevendo projetos de lei e debatendo temas de grande importância para o nosso país.

Este ano 27 estudantes da Paraíba enviaram seus projetos de lei de autoria própria e participaram da etapa estadual do processo seletivo. O número de vagas para deputados jovens por unidade da federação no PJB segue a mesma proporção do número de deputados federais na Câmara dos Deputados, assim, dos oito pré-selecionados na Paraíba, dois representarão o Estado no programa. Na região do Cariri, uma aluna foi selecionada da cidade de Serra Branca, e faz parte da E. E. E. F. M Senador José Gaudêncio.

Para se inscrever, os estudantes apresentaram um Projeto de Lei de sua própria autoria, gerando oportunidades de reflexão em sua construção na sala de aula, sobre o papel do Parlamento e a realidade que os jovens vivenciam, com a busca de conhecimentos sobre as responsabilidades de governos, organizações e cidadãos para construir alternativas de transformação dessa realidade.

O projeto de Lei da estudante da Escola Cidadã Integral Senador Humberto Lucena, em Cacimba de Dentro, Maria Jéssica do Nascimento, fala sobre a inserção do turismo dentro da grade curricular do ensino básico. O projeto é complemento da lei 11.645/08, que regulamentaria a obrigatoriedade de aulas de turismo no ensino básico para o fortalecimento da temática ‘História e cultura Afro-brasileira e Indígena’.

“Participar do programa já é gratificante, o fato de existir um projeto onde os políticos se interessam em ouvir a voz da população por meio de um aluno de escola pública significa muito. E ter sido selecionada é mais satisfatório ainda, pois um dos ideais propostos para a melhoria da educação está tendo a oportunidade de ser vista, e fazer parte disso, já está valendo a pena”, ressaltou Jéssica.

Setenta e oito estudantes de todo o país serão selecionados e irão a Brasília para vivenciar o papel dos deputados federais, com posse e exercício de mandato como deputados jovens, e suas propostas de lei serão analisadas, debatidas e votadas por eles durante a jornada legislativa do programa que, este ano, ocorrerá de 23 a 27 de setembro.

 PARAÍBA

NOME

ESCOLA

CIDADE

ÁGDA FRANCYANE RICARDO SILVA MACIEL E. E. E. F. M SENADOR JOSÉ GAUDÊNCIO SERRA BRANCA
EMANUELL ABRANTES SOARES DE LIMA COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA SOUSA
JOÃO VÍCTOR OLIVEIRA COSTA ECIT OBDÚLIA DANTAS CATOLÉ DO ROCHA
JONAS DANIEL FERNANDES DA SILVA E.C.I.T NENZINHA CUNHA LIMA CAMPINA GRANDE
LARISSA NAELI OLIVEIRA DAS NEVES ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIOFELIPE TIAGO GOMES PICUÍ
MARIA JÉSSICA DO NASCIMENTO SILVA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL SENADOR HUMBERTO LUCENA CACIMBA DE DENTRO
MURILO ARAGÃO DOS SANTOS ECIT PROFESSOR LORDÃO PICUI
SEBASTIÃO DIOGO DE ARAÚJO GENUINO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIOFELIPE TIAGO GOMES