Prefeitura de Prata paga aos produtores de leite o incentivo no mês de março

Os produtores da cidade de Prata, no Cariri paraibano, vêm investindo na criação de caprinos e na venda do leite das cabras. Adaptados ao calor, estes animais conseguem viver com mais tranquilidade. A Prefeitura dá incentivo a cada litro de leite produzido.

A cidade tem mais de 80 produtores de leite. A maioria deles faz parte de um projeto conjunto entre a Prefeitura e o Governo Estadual. Cada produtor filiado tem direito agora com o novo subsídio de  R$ 0,15 por leite produzido pagos pela administração municipal como forma de incentivo.

“Esse projeto tem como objetivo, além de aumentar a renda dos próprios produtores, fortalecer a economia local. Em tempos de crise econômica e hídrica, temos que conseguir meios de aumentar também o número de empregos, que está baixando constantemente”, disse o prefeito da cidade, Genivaldo Tembório.

Antes da criação do projeto em 2013, Prata tinha uma produção de 250 litros de leite por dia. Atualmente, o número chega a 1.500 litros. A projeção da associação é que se chegue a 2.000 litros diários nos próximos meses.

Após ser retirado das cabras nas propriedades, o leite é encaminhado para uma usina, onde é pasteurizado, envasado e encaminhado para o Governo do Estado, que compra a produção e distribui para famílias participantes do Programa Leite na Paraíba.

Com Portal Cariri pb