Prefeitura da Prata apresenta o 5° Festival de Violeiros Repentistas do Nordeste

 

O maior encontro com a cultura acontece na abertura da 10° edição da Expoprata, dia 21 de agosto, a partir das 19h, com a homenagem ao escritor e jornalista Paulo Alves Conserva.

Durante o Festival, serão realizadas cinco apresentações de duplas de violeiros, uma participação e declamadores. Os nomes confirmados para a disputa desta edição são:

Raimundo Caetano (Paraíba)
Biu Dionísio (Pernambuco)
Ivanildo Vila Nova (Pernambuco)
Zé Carlos do Pajeú (Pernambuco)
Evaldo Filho (Paraíba)
Evaldo Severino (Paraíba)
Carlinhos da Prata (Paraíba)
Xexéu da Paraíba (Paraíba)
Zé Rosa (Paraíba)
Edmilson Santos (Paraiba)
Ernando Siqueira – Participação (Paraíba)

Declamadores:
Joacil Paulino (Paraíba)
Ygor Lima (Pernambuco)
Zé Poeta ( Pernambuco)
Walter Melo (Paraíba)
Neto Ferreira (Paraíba)
Américo Barros (Pernambuco)

Com uma programação voltada para a preservação e valorização da cultura nordestina, o município de Prata será palco, na quarta-feira (21), com a 5ª edição do Festival de Violeiros, um dos eventos mais tradicionais do cariri paraibano. Quem for à praça de alimentação, vai ter a oportunidade de conferir a arte de repentistas de renome nacional, que, através do improviso, talento e criatividade, transmitem alegria e humor. O Festival de Violeiros é uma realização da prefeitura municipal da Prata, com a organização da Secretaria de Cultura.

Ao todo, 11 repentistas subirão ao palco a partir das 19h, encantando e divertindo o público de forma gratuita. O objetivo do evento que faz parte do calendário de eventos do município é divulgar, fortalecer e salvaguardar a cultura popular, com foco na poesia popular dos cantadores de viola.

Para o apresentador e organizador do evento, Poeta Teixeirinha, a arte da cantoria faz parte da cultura nordestina e ganha um espaço importante em Prata, dentro de cada edição da Expoprata.

O festival de violeiros celebra e reverencia a nossa cultura popular, fazendo parte do calendário dos eventos do município. Será uma noite rica de elementos tradicionais com a presença de artistas de várias cidades nordestinas que irão compor cada rima e verso, com muita autenticidade, destacou Teixeirinha.

5 duplas que se apresentam, tendo cada dupla 20 minutos para sua apresentação, sendo 5 minutos para uma sextilha, 5 para um mote setissílabo, 5 para um mote decassílabo e 5 minutos para um gênero especial. Os assuntos (tema do repente) serão sorteados no momento da apresentação e serão produzidos pela organização do festival.

noticias em destaque.