O prefeito de Amparo, Inácio Nóbrega, através da Secretaria Municipal de Agricultura, lançou oficialmente nesta quinta-feira (01/02), o PMAT – Programa Municipal de Aração de Terras. Com o lançamento do programa, dezenas de agricultores serão contemplados com uma hora de aração de terras, o que atende à demanda do Programa Garantia Safra para a agricultura de subsistência.
Para atender ao programa e a demanda dos agricultores, a Secretaria de Agricultura estará disponibilizando 03 (três) tratores para atender as comunidades conforme cronograma abaixo:
TRATOR 1 – Olho d’água dos caboclos – Riacho do cariri – Pau leite – Pelelê e Mata;
TRATOR 2 – Serrote agudo – Cacimba de baixo – Salgadinho – Pedra da bicha e Amparinho;
TRATOR 3 – Poço do boi – Nanico – Quixaba – Lagoa do meio – Amaro e Jatobá.
O secretário de agricultura, Paulo Henrique Soares, ratifica a parceria entre a Prefeitura Municipal de Amparo e EMATER, para distribuição de sementes de milho, feijão e sorgo entre os agricultores beneficiários do Programa Garantia Safra, o que atenderá uma média de 230 pequenos agricultores do município.
Segundo o prefeito Inácio Nóbrega, o objetivo deste programa é atender de forma rápida o pequeno produtor para que ele possa garantir seu plantio, garantindo economia nos custos da sua produção.
“Mesmo em momento de crise econômica, nenhum produtor rural irá tirar do seu bolso um centavo se quer para que sua terra seja arada”, garantiu o prefeito.
O agricultor conhecido como seu Antonio Cavuco da comunidade de Olho D’água dos Caboclos disse que essa ação vem ajudar bastante os agricultores. “Se fosse depender só da gente, não teríamos condições”, reconheceu o agricultor, que espera colher as primeiras espigas de milho no final de junho, ainda no período de comemorar os festejos de São Pedro.
Ainda na mesma comunidade o agricultor Sonival, também contemplado com o programa, faz o seu relato sobre a ação do prefeito Inácio Nóbrega. “Os tratores concluíram o serviço aqui na região em dois dias, se fosse pra gente mesmo arar no cultivador, levaria uma média de 20 a 30 dias tendo que pagar ainda aos ajudantes. O Prefeito está de parabéns”, agradeceu o agricultor.
De acordo com o programa, a meta da Secretaria de Agricultura, para este ano, é superar as 680 horas do ano de 2017 e atender 96% dos agricultores do município.
“Esta é uma política pública implantada na nossa gestão no ano de 2017, e que queremos cada vez mais beneficiar a agricultura familiar do nosso município. Queremos dar um basta as políticas de plano de governo, que só serviam para beneficiar cores partidárias, queremos um Amparo fazendo jus ao seu nome, ou seja, amparando à todos de forma indistinta”, conclui o prefeito Inácio Nóbrega.
Cariri em Destaque
Com Ascom