No Cariri, 10ª EXPOPRATA movimenta a economia caprina e ovina da Paraíba

 

Desde a quarta-feira (21), a 10ª Exposição de Caprinos e Ovinos de Prata (ExpoPrata), um dos maiores eventos da Paraíba, está a todo vapor. A última edição da exposição em 2023 teve mais de quatro mil pessoas por dia, turistas de todo o Nordeste, e rendeu mais de R$ 3 milhões em negócios.

A 10ª ExpoPrata segue até o domingo (25) e terá R$ 90 mil em prêmios com expectativas de ampliar esses números. Esta 10ª edição tem Torneio Leiteiro, rankeadas Boer e Santa Inês, pista, Encontro de Mulheres do Agro do Cariri, feira de artesanato, além de shows, violeiros e gastronomia.

A ExpoPrata deu início ao Torneio Leiteiro, um dos momentos mais produtivos da exposição. Está acontecendo a 17ª etapa do Circuito Apacco, coordenado pelo médico veterinário Renato Vaz, que apresenta três torneios. A competição tem o torneio POPC, para os animais com registro puro de origem e puro por cruza, o torneio PA, para animais com registro puro por avaliação e o torneio do município, para animais dos criadores de Prata.

 “No torneio leiteiro municipal, referente à primeira ordenha, a gente teve uma produção de 56,9. No torneio PA, nós tivemos uma produção de 31,8 quilos. E no torneio POPC, nós tivemos uma produção de 125 quilos”, detalhou o coordenador do Torneio, Cícero Romero Callou Bezerra. Houve a esgota do úbere às 18h de quarta-feira, a primeira ordenha às 6h desta quinta-feira (22), a segunda às 18h, a terceira será às 6h da sexta-feira (23) e a quarta e última será às 18h do mesmo dia.

Noticias em destaque