Incêndio se prolonga por dois dias em Monteiro e devasta extensa área de 4 comunidades rurais

Um incêndio na Zona Rural de Monteiro, no Cariri da Paraíba, está preocupando moradores, as autoridades locais e até estaduais. Com focos iniciados na última segunda-feira (09), a queimada segue sem controle e neste momento devasta uma grande área rural, envolvendo os sítios Pitombeira, Uruçu, Moconha e Poções, alguns já na divisa com o município de Camalaú.

Apenas nas últimas semanas, pelo menos cinco incêndios foram registrados no município de Monteiro, o que deixa até Polícia instigada e a investigar se as causas não são criminosas.

Para a queimada ainda em curso, o Corpo de Bombeiros já enviou pelo menos duas equipes com vários homens da unidade de Campina Grande, que se unem a moradores das comunidades atingidas e funcionários das Prefeituras de Monteiro, Camalaú, São Sebastião do Umbuzeiro e Sumé.

Segundo a prefeita Ana Lorena, um acampamento foi formado na unidade básica de saúde da Pitombeira para dar apoio às pessoas que estão trabalhando para conter as chamas. A gestora, ouvida no fim da noite desta terça-feira (10) pela reportagem do portal De Olho no Cariri, disse que o incêndio continua intenso e o trabalho de controle das chamas segue sem interrupção.

“Enviamos todo nosso maquinário e carros pipas e ainda conseguimos a solidariedade de prefeitos de cidades vizinhas, que destinaram máquinas e carros para ajudar no controle das chamas. Solicitamos ao governador e ele nos atendeu enviando mais 12 bombeiros, que se somaram aos que já estavam no controle às chamas para que o trabalho não fosse interrompido nem na madrugada”, explicou a prefeita.

Anna Lorena ainda afirmou que está reivindicando junto ao governador João Azevedo a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros, ou pelo menos uma viatura permanente no município, que é o maior da região do Cariri.

Fonte: De Olho no Cariri
Fotos: Asley Ravel