O lançamento da exposição ocorreu no último dia 17 de abril, na casa sede do Assentamento Mandacaru, em Sumé-PB e trata-se da culminância de um projeto coordenado pela servidora técnica-administrativa do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, Carla Mailde.
Alguns aspectos da diversidade do Assentamento Mandacaru foram registrados em fotos durante quatro meses pela servidora e por moradores do próprio Assentamento. Outros registros foram resgatados a partir de pesquisas em acervos.
“O Assentamento Mandacaru está localizado na zona rural do Município de Sumé-PB e recebeu este nome em alusão a resistência do cacto Mandacaru. Criado em 1999 a partir de ocupações e desapropriações de terra, fruto da luta dos(as) trabalhadores sem-terra, hoje é uma referência em se falando de diversidade”, disse a servidora.
“Construímos a exposição coletivamente, com jovens e muitos moradores do Assentamento Mandacaru e agora está disponível para quem desejar conhecer melhor o êxito da Reforma Agrária. Nos registros fotográficos contemplamos parte da fauna, flora, aspectos históricos, produções agrícola e pecuária e parte do cotidiano dos moradores”, destacou.
Para ver a exposição completa, acesse: //photos.app.goo.gl/S7JaRPjbt8YbosDa9
Confira alguns registros da exposição abaixo:
Fonte: Assimp CDSA/UFCG