Uma intensificação da vacinação dos adolescentes, tendo como foco as vacinas contra HPV e Meningites acontece até o próximo dia 28, na Paraíba. Nesta terça-feira (27), o ‘Dia D’ será realizado na Escola Estadual Ilza Ribeiro, na cidade do Conde, a partir das 9h, e na Escola Municipal Deputado Fernando Paulo Milanez, na Rua Alberto de Miranda Henriques, em Gramame. A ação segue recomendação do Programa Nacional de Imunizações para reforçar a vacinação nas escolas durante o mês de março.
O Ministério da Saúde está convocando adolescentes de todo país para se vacinarem contra HPV (Papiloma Vírus Humano) e meningite. A preocupação da Pasta é com as baixas coberturas vacinais em todos os estados da federação. Na Paraíba, desde a incorporação da vacina HPV no Calendário Nacional, a cobertura com as duas doses é de 50,2% entre meninas de 9 a 14 anos e 53% entre os meninos de 12 e 13 anos, com a primeira dose. Devem se vacinar contra meningite os adolescentes de 12 e 13 anos.
Segundo a coordenadora estadual de Imunização, Isiane Queiroga, ao menos um município de cada região deve desenvolver ações em escolas. “É fundamental que os municípios façam esforços no sentido de garantir a vacinação da população alvo, reiterando a importância de alcançar altas e homogêneas coberturas vacinais por faixa etária”.
A vacina HPV quadrivalente está disponível no SUS desde 2014 e devem ser vacinadas meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, com esquema vacinal de duas doses, com intervalo de seis meses. Já a faixa etária de imunização contra a meningite C foi ampliada e passa a ser de 11 a 14 anos. Até o ano passado, eram imunizados apenas meninos e meninas de 12 e 13 anos.
Os adolescentes que tomaram a primeira dose da vacina contra o HPV precisam tomar a segunda dose para a efetiva prevenção. Além dos adolescentes, deverão ser imunizados pessoas de 9 a 26 anos portadores do vírus HIV, transplantados e pacientes oncológicos.