A Câmara de Vereadores de Sumé realizou nesta segunda-feira (08), uma audiência pública para discutir a criação de animais silvestres.
O evento contou com a participação dos vereadores Daniel Lêla e Francisco Fontinele, população em geral, alunos da rede municipal e estadual de ensino.
A audiência teve como palestrante, o biólogo Leandro Costa Silvestre, chefe da divisão de fauna da Superintendência de Administração do Meio Ambiente- SUDEMA.
O momento contou com a colaboração de Taciana Vanderlei, coordenadora de educação ambiental, Marília Carolina da Paz, bióloga e mestre em ecologia da divisão de Fauna, Lucas Alves, técnico em Meio Ambiente e estudante de biologia, Natália Flores, técnica em controle ambiental, Emanuela Fernandes Gonçalves, bióloga da divisão de fauna e Rosangela Rodrigues, da comunidade de Pitombeira em Sumé.
Durante a audiência, o biólogo Leandro Costa, explicou que os animais silvestres são aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do Território Brasileiro e suas águas jurisdicionais.
Leandro disse que é possível comprar animais silvestres ou exóticos de forma legal em Criadouros Comerciais ou Estabelecimentos Comerciais devidamente licenciados e legalizados por órgão ambiental competente.
O biólogo Leandro Costa, pontuou que os animais silvestres adquiridos de forma ilegal ou resgatados pela população podem ser entregues espontaneamente no CETAS/IBAMA. A entrega voluntária isenta o indivíduo das sanções previstas na legislação.
Para dúvidas e informações a população pode entrar em contato pelo 3221-6161.
Noticias em Destaque
Fonte: Ascom/PMS