A Assembleia Legislativa da Paraíba entrega na, próxima sexta-feira (9), durante a Expotec, feira de tecnologia, o selo de municípios sustentável. O Estado é o único do país que possui uma plataforma de monitoramento dos indicativos sociais de todos os 2023 municípios seguindo metodologia da ONU.
O ex-deputado estadual Buba Germano, que participa da comissão que coordena os trabalhos afirmou que o primeiro lugar deverá receber o selo e a comenda. Já o segundo e o terceiro receberão a comenda.
Buba Germano observa que a escolha terá como referência municípios próximos, mas seguindo os indicadores estabelecidos. O Estado foi dividido em 14 microrregiões.
“Não e justo comparar uma dinâmica do PIB (Produto Interno Bruto) de 1,5% da região onde se localiza Picuí com a 42% da Grande João pessoa. Não há questionamento a metodologia porque demos oportunidades iguais para todos os municípios”, ponderou.
Mesmo assim, o ex-parlamentar alerta que nem sempre a força econômica são refletidas no desenvolvimento social.
“Não é a dinâmica econômica que faz o social: é a vontade de querer fazer. Porque tem muitos municípios fazendo muito com pouco dinheiro e muitos com muito dinheiro sem fazer nada. Aqui no nosso estado, que é a grande João Pessoa, a dinâmica econômica de 42% não apresenta os melhores indicadores”, avaliou.
Fonte: MaisPB