Apesar da crise financeira, Prefeitura de Sumé garantiu 13° dos servidores municipais

Prefeito de Sumé, Éden Duarte

A cidade de Sumé, no cariri paraibano, figura entre os municípios brasileiros que conseguiram honrar com o pagamento do 13º salário dentro do prazo estabelecido por lei que é até dia 20 de dezembro.

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), realizada entre 11 de novembro a 19 de dezembro de 2018, muitas das prefeituras brasileiras não cumprirão essa determinação e ainda por cima terminarão esse ano, literalmente no vermelho.

Dos 4.559 municípios pesquisados,31,7%, o que equivale a 1.444 cidades, reconheceram dificuldades no equilíbrio das contas públicas, 8,9% alegaram falta de condições financeiras para efetuar o pagamento.O mesmo levantamento da CNM sinalizou também que metade dos municípios de todo o país tinham dívidas com fornecedores, 15,5% dos prefeitos não poderão pagar em dia os salários de dezembro.

Na Paraíba, a situação não é diferente. Segundo levantamento da Federação que congrega a associação dos municípios no estado,Famup,216 de 223 municípios informaram que não vão pagar o 13º salário aos seus servidores.

O caso bem sucedido de Sumé, cuja primeira parcela do 13° salário já havia sido paga no mês de junho de 2018, conforme informações do secretário de Administração e Finanças do Município,Robério Cipriano,se deve em grande parte, a uma administração pautada no planejamento, estratégia na execução orçamentária e principalmente responsabilidade social. “Não compramos a mais do que podemos pagar”, afirmou.

Robério ainda ressaltou que a determinação do Prefeito Eden Duarte é no sentido de que os pagamentos dos servidores municipais sejam prioridade número um.

Notícias em Destaque 

Josenildo Paulino de Sousa