As fortes chuvas que foram registradas em João Pessoa e a previsão de mais ocorrências colocam a cidade em risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios e fortes ventos, conforme alerta do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS). Comente no fim da matéria.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, choveu cerca de 30 milímetros nas últimas horas, mas nenhum transtorno grave foi verificado. Ainda assim, o órgão está em alerta e moradores podem acionar equipes caso haja alguma ocorrência, pelo telefone 0800 285 9020. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também não registrou acidentes ou trânsito lento por conta das chuvas.
Conforme comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o perigo de acumulado de chuvas atinge 67 cidades além da Capital é válido até as 11h desta sexta-feira (7). A previsão é de que possam ocorrer chuvas entre 30 e 60 milímetros no intervalo de apenas uma hora. O acumulado diário pode chegar a 100 milímetros.
A orientação é de que moradores de áreas com risco de alagamento coloquem móveis e utensílios em lugares altos e bem protegidos; desligue aparelhos elétricos; procure abrigos municipais se observar rachaduras nas residências; e coloque lona plástica em rachaduras que porventura apareçam em terrenos.
As regiões com mais chances de receberem as fortes chuvas são Litoral, Mata, Agreste e Brejo. Todas essas regiões, juntamente com Cariri E Seridó Paraibano, seguem em alerta também para ventos fortes. Nos últimos dias, árvores tombaram na Capital.
Segundo a Capitania dos Portos, os ventos previstos são de força 7 na escala de Beaufort, cuja característica é a possibilidade de notar o balanço em troncos de árvores de pequeno porte. Nessa categoria, a velocidade dos ventos a uma altura de dez metros pode chegar a 55 km/h.