Sumé, Paraíba, 13/12/2025
Página inicial / Cidades / Governo inicia estudos para implantar fábricas dentro de presídios na Paraíba

Governo inicia estudos para implantar fábricas dentro de presídios na Paraíba

As secretarias de Administração Penitenciária, Desenvolvimento Humano e a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba fizeram, na manhã desta segunda-feira (15), uma visita nas Penitenciária Júlia Maranhão e Silvio Porto, em João Pessoa, para dar início as tratativas e instalações de fábricas industriais nos complexos prisionais da Paraíba. Empresários e representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) também estiveram presentes na agenda.

A visita faz parte do processo de estudo para estruturação das indústrias que serão instaladas nos presídios. Regulamentada pelo governador João Azevêdo (PSB), a lei paraibana prevê que as empresas possam funcionar dentro de penitenciárias e usem a mão de obra dos apenados.

Em troca, eles recebem direito a redução de pena, qualificação profissional e um salário mínimo. Do valor, a metade é destinada para as famílias dos presos, 25% ficam como forma de poupança para quando o interno deixar o sistema prisional após cumprir a pena e os outros 25% vão para um fundo mantenedor.

Nas próximas semanas, o Estado deve divulgar o edital para atrair as indústrias que desejam participar do programa. A primeira etapa será nos presídios Silvio Porto e Júlia Maranhão, na Capital. Em seguida, a proposta é levar o projeto para outras cidades.

As empresas selecionadas precisam ter as atividades voltadas para processo industrial que use o trabalho manual, como o segmento da confecção.

Fonte: Wallison Bezerra

MAIS LIDAS
WhatsApp-Image-2025-12-09-at-08.40
Mulher é encontrada morta dentro de lixeira com mãos e pés amarrados
PREFEITURA-DE-SUME-1
Prefeitura de Sumé abre processo seletivo com oferta de 48 vagas para contratação de pessoal
Screenshot
Polícia realiza nova operação de buscas por jovem desaparecido em Serra Branca
SnapInsta
Acidente na PE-160 deixa jovem jogador morto e mulher ferida em Jataúba
Edit Template
Diretor geral
Rodolfo Silva

Contato
(83) 99941-8939