Quarenta mulheres já foram assassinadas na Paraíba em 2023

De Janeiro até agosto deste ano, foram registrados 42 casos de assassinatos de mulheres, dentre os quais, 18 foram casos de feminicídio. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública da Paraíba.

Comparado aos números do mesmo período de 2021 e 2022, os casos de assassinatos diminuíram. Em 2021 foram registrados 59 assassinatos, já em 2022 foram 55. Em relação aos casos de feminicídio, houve uma diminuição se comparado aos outros anos, entretanto, a porcentagem não acompanha a mesma proporção da queda numérica.

De acordo com a Cassandra Duarte, delegada geral adjunta, o feminicídio se enquadra em crimes de violência doméstica ou por menosprezo à condição de mulher. A delegada ainda orienta a prestar atenção aos sinais de agressão que possam surgir no relacionamento.

“A violência começa como se fosse um cuidado, um ciúme e a partir daí pode crescer para uma violência psicológica, patrimonial e até mesmo física. Infelizmente muitos casos terminam no assassinato dessas mulheres”, afirma a delegada.

Fonte: Portal Correio