Sumé, Paraíba, 13/12/2025
Página inicial / Cidades / Amparo fica em 10º lugar entre as 223 cidades paraibanas que são excelência em gestão de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência

Amparo fica em 10º lugar entre as 223 cidades paraibanas que são excelência em gestão de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência

Em mais um ranking divulgado pelo Portal Polêmica Paraíba, agora com as cidades paraibanas que são excelência em gestão de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, a cidade de Amparo, se destacou mais uma vez, alcançando o 10º lugar entre as 223 cidades do estado, além de ser a única da região do Cariri Ocidental nesse ranking. As cidades são classificadas, avaliadas e analisadas pelo Instituto Áquila e os dados foram colhidos na última quinta-feira (28), e permitem identificar o nível de desenvolvimento humano do local na circunstância temporal de realização da pesquisa. É importante deixar claro que os dados são atualizados em tempo real, podendo haver modificações a qualquer momento.
De acordo com o instituto, as Cidades Excelentes são aquelas que proporcionam uma melhor qualidade de vida para os seus cidadãos. Uma cidade excelente deve estar em equilíbrio para promover serviços eficientes à sua população. E para traduzir em um único número o indicador que mede o nível de excelência de um município, foi criado o IGMA.
A plataforma foi criada com um olhar municipal. Assim, o Áquila busca engajar a população e os gestores municipais na busca pela melhoria do serviço público e o consequente ganho de qualidade de vida da população. Com essas informações, é possível ao gestor público aprofundar e estratificar as análises dos indicadores que sustentam cada pilar do município, identificando assim quais são as restrições e onde ele deve atuar para promover excelência.
Os indicadores foram construídos a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.
Indicadores de Governança Monitorados:
· Indicador
· Percentual de Endividamento (%) – ⇩
· Autonomia fiscal (Número) – ⇧
· Capacidade de Investir (%) – ⇧
· Investimento per capita (R$ por habitante) – ⇧
· Resultado fiscal (%) – ⇧
· Índice de Transparência (Nota) – ⇧
· Aderência ao Plano de Contas (Homologado no prazo=1 ou fora do prazo=0) – ⇧
· Relação de servidores por 100 habitantes (Número por 100 habitantes) – ⇩
· Proporção de comissionados sobre o quadro de servidores (%) – ⇩
· Classificação CAPAG (Conceito: A=4, B=3, C=2, D=1) – ⇧
· Percentual de Mulheres Eleitas (%) – ⇧
· Variação no indicador IEG-M (Variação de faixas) – ⇧
· Despesas com Pessoal Executivo sobre a Receita (%) – ⇩
· Pagamento no prazo do Parcelamento com RPPS (Sim=1 ou Não=0) – ⇧
· Saldo dos Precatórios sobre a Receita (%)
Confira o ranking com a porcentagem das 10 cidades excelentes em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, da Paraíba de acordo com os dados do dia 18 de julho.
Dados: Polêmica Paraíba
MAIS LIDAS
WhatsApp-Image-2025-12-09-at-08.40
Mulher é encontrada morta dentro de lixeira com mãos e pés amarrados
PREFEITURA-DE-SUME-1
Prefeitura de Sumé abre processo seletivo com oferta de 48 vagas para contratação de pessoal
Screenshot
Polícia realiza nova operação de buscas por jovem desaparecido em Serra Branca
SnapInsta
Acidente na PE-160 deixa jovem jogador morto e mulher ferida em Jataúba
Edit Template
Diretor geral
Rodolfo Silva

Contato
(83) 99941-8939