Punido, Dorival Júnior retorna às oitavas da Copa Libertadores após 10 anos

O técnico do Flamengo, Dorival Júnior, está de volta às oitavas de final da Libertadores após dez anos. A última vez que o treinador disputou esta fase da competição foi no comando do Internacional, em 2012. Desde então, Dorival esteve na competição em outras duas ocasiões, em 2017 e 2020, mas não passou da fase de grupos.

O reencontro do treinador com as oitavas será no comando do Flamengo, que vai encarar o Tolima. O primeiro duelo acontece nesta quarta-feira (29), às 21h30, em Ibagué, na Colômbia, porém sem a presença de Dorival à beira do gramado.

Isso porque a Comissão Disciplinar da Conmebol divulgou que o treinador foi suspenso por uma partida em razão de “conduta antidesportiva contra jogadores e oficiais adversários” no duelo diante do Independiente, quando ainda comandava o Ceará, no dia 25 de maio, pela Copa Sul-Americana. Desta maneira, o auxiliar Lucas Silvestre, filho de Dorival, é quem estará à frente do Flamengo no duelo.

A primeira participação de Dorival na Libertadores foi em 2012, quando treinou o Inter, e parou justamente nas oitavas. Naquela ocasião, o Colorado foi eliminado pelo Fluminense. Em 2017, o treinador retornou à competição no comando do Santos. O Peixe avançou ao mata-mata, mas Dorival foi demitido do comando técnico antes da fase ser iniciada. Já em 2020, o treinador retornou ao torneio pelo Athletico-PR, mas fez apenas os dois primeiros jogos da fase de grupos e teve o trabalho encerrado.

No comando do Flamengo, Dorival tem a chance de avançar pela primeira vez às quartas de final do torneio. O Rubro-Negro foi finalista da competição na temporada passada, mas perdeu o título para o Palmeiras. Se passar do Tolima, o Clube da Gávea vai encarar o vencedor do duelo entre Corinthians e Boca Juniors.

Fonte: SBT Sports