O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), lançou nesta sexta-feira, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa, o site oficial do Sistema Nacional de Emprego Estadual (Sine-PB), uma nova ferramenta que disponibilizará informações sobre vagas de emprego, sistema de intermediação de mão de obra, seguro desemprego, etc.
Segundo o gerente executivo de Trabalho, Emprego e Renda do Sine-PB, Damísio Mangabeira da Silva, por meio do endereço eletrônico www.sine.gov.pb, as pessoas que buscam oportunidade de colocação no mercado de trabalho poderão realizar seu cadastro e ter acesso às informações de seu interesse, tais como: vagas existentes em todo Estado, como fazer para candidatar-se, que segmentos do mercado de trabalho estão oferecendo mais empregabilidade. “Uma inovação na intermediação de mão de obra entre empregadores e profissionais disponíveis”, ressaltou.
Ainda de acordo com Damísio da Silva, a ferramenta tem por objetivo fortalecer as ações do Sine-PB, aproveitando da expansão do alcance da internet em todas as classes e regiões, oferecer, principalmente aos jovens, uma ferramenta a mais para ter acesso ao emprego.
O que representa disponibilidade de informações. Nela o Sine-PB disponibilizará informações de Organizações Não-governamentais parceiras: oportunidade de cursos de capacitação, como elaborar um currículo, como se vestir e se portar numa entrevista de emprego”, afirmou.
Na ocasião do lançamento, foram proferidas palestras sobre Humanização no Atendimento ao Público, ministrada pela consultora de Gestão de Pessoas e professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ana Lúcia Carvalho de Sousa, pelo consultor Pedro Henrique Barbosa, do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), que firmou parceria com o Sine-PB para oferecer capacitação básica dos cadastrados no sistema. Ainda terá a participação da articuladora empresarial do Sine/PB, Rita de Cássia Cordeiro.
Atualmente, o Governo do Estado disponibiliza postos de atendimento do Sine-PB em 12 municípios: João Pessoa, que conta com um posto na Avenida Duque de Caxias – Centro e nas Casas da Cidadania; além das cidades de Campina Grande, Cajazeiras, Patos, Guarabira, Sapé, Mamanguape, Monteiro, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Catolé do Rocha. Existem postos de atendimentos nas Casas da Cidadania da capital e em algumas cidades estão em processo de instalação ou reinstalação.