A Prefeitura de São José dos Cordeiros continua focada na geração de emprego e renda para a população do município. A gestão municipal, através do técnico da EMPAER Ismar Vilar, trouxe para a Capital do Mel uma nova alternativa econômica, que deverá produzir ocupação e renda para os habitantes da zona rural. Trata-se da adesão ao programa Algodão Paraíba, através do qual São José dos Cordeiros passará a produzir algodão orgânico, já com venda garantida para grandes multinacionais.
Inicialmente, a adesão ao programa se deu através da Associação da Barra do Mineiro, com 8 produtores cadastrados. Eles foram capacitados e nos próximos meses estarão plantando algodão orgânico, dentro das regras de certificação do projeto.
O grande diferencial da iniciativa é que a partir da adesão ao programa Algodão Paraíba, os produtores receberam as sementes, foram capacitados, recebem assistência técnica e o melhor: já assinaram o contrato de venda de toda a produção, o que vai assegurar resultado imediato para as famílias de agricultores familiares.
Segundo Ismar Vilar, o apoio dado pelo prefeito Jefferson Roberto e sua equipe de gestão tem sido fundamental para o andamento do projeto e a sucesso dependerá essencialmente dos produtores, que deverão se adaptar ao plantio de algodão orgânico, que possui normas específicas e é diferente do tradicional.
“Tenho conversado com os produtores e podemos, a partir do entusiasmo que percebo junto a eles, transformar São José dos Cordeiros num dos maiores produtores de algodão orgânico da Paraíba”, destacou o técnico Ismar Vilar.
Para o prefeito Jefferson Roberto, deste o primeiro momento da ideia, a gestão colocou-se inteiramente à disposição para colaborar e é com iniciativas como essa que as potencialidades do campo e de sue povo podem de fato ser exploradas e trazer resultados práticos para a população.
Foto: Secom PB