Sumé, Paraíba, 13/12/2025
Página inicial / Geral / Pacientes com câncer perdem gratuidade em ônibus intermunicipais na PB

Pacientes com câncer perdem gratuidade em ônibus intermunicipais na PB

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) tornou inconstitucional a lei estadual 9.115/10 que garantia gratuidade em ônibus intermunicipais dentro da Paraíba a pacientes com câncer e acompanhantes.

As informações foram repercutidas nesta sexta-feira (7), pela TV Correio, a partir do vídeo da telespectadora Edlane Palmeira, que questionou o porquê do benefício não estar mais disponível nos guichês das empresas.

A lei do ‘Passe Livre’, que valia desde 2010, dizia que o benefício atendia um portador de câncer e até três acompanhantes, sendo um acompanhante por viagem; apenas para o serviço regular convencional e ainda garantia que o transporte deveria ser sempre feito em acomodação adequada.

Em 2018, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado da Paraíba (Setrans-PB) acionou a Justiça contra a medida. No STF, a lei foi declarada inconstitucional por “vício de iniciativa”, ou seja, deveria ter sido criada por um Poder, mas foi elaborada por outro. A lei foi criada em 2010 pelo então deputado Quinto de Santa Rita e sancionada pelo governador da Paraíba na época, o atual senador José Maranhão (MDB).

A partir de agora, pacientes com câncer que precisem viajar dentro da Paraíba, junto com o acompanhante, deverão pagar passagens normalmente, seja preço inteiro ou valor de estudante, a depender da condição do passageiro.

Fonte: Portal Correio

MAIS LIDAS
WhatsApp-Image-2025-12-09-at-08.40
Mulher é encontrada morta dentro de lixeira com mãos e pés amarrados
PREFEITURA-DE-SUME-1
Prefeitura de Sumé abre processo seletivo com oferta de 48 vagas para contratação de pessoal
Screenshot
Polícia realiza nova operação de buscas por jovem desaparecido em Serra Branca
SnapInsta
Acidente na PE-160 deixa jovem jogador morto e mulher ferida em Jataúba
Edit Template
Diretor geral
Rodolfo Silva

Contato
(83) 99941-8939