Os 20 professores da rede estadual de ensino que participaram de intercâmbio por meio do Programa Gira Mundo Israel retornaram à Paraíba, nesta quarta-feira (5), e foram recepcionados pelo governador Ricardo Coutinho, durante evento realizado na Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em João Pessoa. Os professores passaram um mês em Israel aperfeiçoando os conhecimentos sobre Agricultura Sustentável, Construções Naturais, Energias Renováveis e Tecnologias Alternativas, Comunidades Ecológicas, Irrigação e Produção de Alimentos.
O Gira Mundo Israel foi destinado aos professores que atuam nas regiões com escassez de água, visando a elaboração e aplicação de projetos de desenvolvimento do semiárido paraibano. “A ideia é que os professores agreguem conhecimentos e experiências a rede estadual de ensino, contaminando positivamente todos que integram a comunidade escolar. O Governo do Estado busca uma escola que dialogue com a realidade e o Gira Mundo contribui para que isto se concretize. Estes professores têm o compromisso de compartilhar as experiências e fazer com que a educação mexa com a coletividade”, comentou o governador Ricardo Coutinho.
O secretário da Educação, Aléssio Trindade, lembrou que esta foi a primeira edição do Gira Mundo com destino à Israel e destacou que os professores retornaram com um amplo conhecimento que deverá ser multiplicado no ambiente escolar e nas suas comunidades. “Hoje estamos recebendo os professores que passaram um mês em Israel, em uma imersão de conhecimentos e vivenciando práticas que poderão ser adaptadas para a realidade do semiárido paraibano. A partir de agora vamos traçar estratégias para direcionar a aplicação dos projetos desenvolvidos pelos professores”, explicou.
O professor de física, Cláudio Reinke, da cidade de São João do Rio do Peixe, relatou um pouco das experiências vivenciadas no intercâmbio e ressaltou que o momento foi ímpar na vida dos professores selecionados. “Foi uma experiência marcante na nossa trajetória. Este curso em Israel foi extraordinário e permitiu que a gente adquirisse conhecimentos na prática e não apenas na teoria. Tenho certeza que conseguirei aplicar na minha região e na própria escola muita coisa que aprendi em Israel. Agora seremos multiplicadores das boas experiências”, afirmou.
Joaldo Bezerra é professor na cidade de Campina Grande e também comentou que considera o intercâmbio um divisor de águas em sua profissão. Ele também fez um relato em forma de cordel falando sobre as atividades em Israel. “Aqui temos muito conteúdo, mas lá em Israel conhecemos na prática iniciativas bem interessantes, como novas formas de conservação de sementes, a construção ecológica de tijolos e outras práticas que podem ser adaptadas para a Paraíba. Foi uma experiência maravilhosa que fiz questão de relatar em forma de cordel”, contou.
“O local onde ficamos é bem voltado para questões do semiárido. São realidades geográficas parecidas, mas cada um com suas peculiaridades. Acredito que vamos contribuir para o desenvolvimento de projetos e propagação de conhecimentos na rede estadual de ensino e na sociedade”, observou o professor Herbert Oliveira.