HackFest premia projetos finalistas em agosto

Passada a primeira etapa do HackFest, a comunidade paraibana volta a ter uma oportunidade de se engajar no exercício da cidadania e no movimento de combate à corrupção neste ano de 2017. Trata-se da fase de premiação dos softwares finalistas (confira abaixo) que foram desenvolvidos no evento. Neste segundo momento, programado para o dia 18 de agosto, a partir das 9h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, anexo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, serão realizadas oficinas, palestra e a Feira Contra a Corrupção. A entrada será gratuita e aberta ao público.

“A segunda etapa vai ser uma continuidade do HackFest. Um evento de cidadania em que também serão realizadas atividades para crianças buscando o envolvimento e a participação para uma educação cidadã. O público jovem e adulto também poderá participar de oficinas, palestras, conhecer mais sobre os órgãos de controle e os softwares que foram selecionados na primeira etapa”, pontuou o chefe da CGU-PB, Gabriel Aragão.

Mais de dez órgãos públicos irão expor seus serviços e orientar a população no uso de ferramentas e meios de auxiliar na fiscalização de desvios de conduta no âmbito dos poderes públicos. Detran, Exército, Ibama, CGU, Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público do Estado da Paraíba são algumas das instituições que já confirmaram presença no evento. Os desenvolvedores dos projetos finalistas também irão apresentar as propostas e explicar como a comunidade pode usar os aplicativos para combater a corrupção.

Conheça os aplicativos finalistas:

Quebra Câmara, Quebra Senado – Quebrar as travas de acesso aos dados de remuneração de parlamentares, possibilitando uma análise comparativa e crítica dos valores e benefícios recebidos.

Sou Fiscal – Aplicativo com foco em detectar e denunciar irregularidades em obras públicas.

Os Políticos.com – Aplicativo para acompanhar o perfil e a atuação de políticos.

Geração Limpa – Game para fomentar a discussão de cidadania e ética nas crianças.

Minha Cidade – Aplicativo que acompanha a distribuição de recursos no orçamento e sua efetiva aplicação, possibilitando identificar distorções de prioridades nos gastos públicos.

Vidinha de Balada – Software que permite acompanhar os gastos dos políticos, suas vantagens pessoais, utilizando o humor para categorizar o perfil de cada político.

PaCiente – Aplicativo que pretende captar as queixas da população com os serviços de saúde, permitindo o georreferenciamento das unidades de saúde e sua classificação de acordo com as reclamações dos usuários.

Folha Limpa – Aplicativo que permite realizar o cruzamento de informações das folhas de pagamento de servidores públicos, permitindo encontrar divergências e irregularidades, tais como acúmulo ilegal de cargos.

Bo Bot – Aplicativo que pretende criar um boletim de ocorrência policial virtual, no qual o cidadão poderá colaborar com informações sobre o tipo de ocorrência, causas do crime, etc., permitindo um georreferenciamento de locais com potencial risco e auxiliando órgãos de segurança pública.

Caça-Fantasmas – Aplicativo que objetiva identificar empresas-fantasma que contratam com o serviço público, através do cruzamento de dados de licitação e o georreferenciamento do endereço das empresas, por meio do qual o cidadão poderá auxiliar na detecção de irregularidades.

Serviço

Etapa de premiação do HackFest Contra a Corrupção 2017

Data: 18 de agosto

Horário: 9h

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna – Anexo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

Com Assessoria