Paraíba confirma primeiro caso de varíola dos macacos

O primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) na Paraíba foi confirmado nesta quinta-feira (4), em João Pessoa. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O caso confirmado é uma pessoa do sexo feminino, de 22 anos, residente em João Pessoa, sem história de contato. Segundo a investigação, a transmissão ocorreu fora do estado da Paraíba.

Atualmente, a Paraíba tem nove notificações, incluindo o caso que foi confirmado, dois casos descartados e seis em investigação. Sobre os casos que estão sendo investigados, cinco são em João Pessoa e um na cidade de Sousa.

Sobre a doença

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. Os sintomas iniciais costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

Usar máscaras, manter o distanciamento e a higienizar as mãos são formas de evitar o contágio pela doença, como informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com Portal Sorrentino