A Organização Mundial da Saúde (OMS), decretou que a mpox é uma emergência de saúde pública de importância internacional (ESPII). Este é o nível mais alto de alerta da organização.
Na manhã desta quarta-feira (14), o Comitê de Emergência se reuniu, pela primeira vez, para debater o assunto, o que resultou na recomendação. A decisão seguiu a recomendação do Comitê de Emergência convocado pelo diretor, que se reuniu pela primeira vez nesta manhã.
“Hoje, o Comitê de Emergência se reuniu e me informou que, em sua opinião, a situação constitui uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Aceitei esse conselho”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus
Em seguida, Tedros justificou a medida e pediu acção internacional imediata para conter o avanço da doença. “A detecção e rápida disseminação de um novo clado da mpox no Leste da República Democrática do Congo (RDC) , sua detecção em países vizinhos que não haviam relatado mpox anteriormente e o potencial de disseminação adicional dentro e fora da África são muito preocupantes”, concluiu.
No Congo, o número de infecções ultrapassaram os 14 mil e registraram 524 mortos.
Brasil
Em nota enviada nesta quarta (14), o Ministério da Saúde afirmou que acompanha a situação com atenção “assim como o cenário epidemiológico no Brasil e no exterior, de forma a subsidiar as recomendações e ações necessárias no território brasileiro”. diz o texto.
Noticias em Destaque
Fonte: Portal Correio