Henipavírus: novo vírus de origem animal infecta 35 pessoas na China, aponta estudo

Um estudo científico feito na China e publicado na quinta-feira (4) na revista científica “New England Journal of Medicine” anunciou a detecção de um novo tipo de vírus de origem animal, o henipavírus. A doença é transmitida por morcegos frugívoros e, de acordo com a publicação, já são 35 casos confirmados por meio de amostras de saliva.

Localizados nas províncias chinesas de Shandong e Henan, nenhum dos infectados está em estado grave. Apenas 26 deles apresentaram sintomas, que são: tosse, febre, cansaço, perda de apetite, dores de cabeça, musculares, náuseas e irritabilidade.

A pesquisa relata queo s pacientes tiveram contato recente com animais e não há casos de transmissão de humanos para humanos. Outros tipos de henipavírus relacionados foram detectados em morcegos, roedores e musaranhos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), surtos subsequentes da doença na Índia, o consumo de frutas ou produtos de frutas (como suco de tamareira cru) contaminados com urina ou saliva de morcegos frugívoros infectados foi a fonte mais provável de infecção.

Sem medicamento ou vacina, o vírus Nipah causou apenas surtos na Ásia. Infecta uma ampla variedade de animais, a taxa de letalidade em humanos é estimada em 40 -75%.

Noticias em Destaque

Fonte: ClickPB