Prefeita é investigada pelo Ministério Público por suspeita de enriquecimento ilícito

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu Procedimento Preparatório para apurar denúncia de irregularidades cometidas pela prefeita de Cruz do Espírito Santo, Aliny Cibely Cunha da Silva Farias. Conforme documento obtido pelo ClickPB, a promotora de Justiça da Comarca de Santa Rita, Dra. Anita Bethânia Silva da Rocha, apontou suposta prática de enriquecimento ilícito.

“A narrativa apresentada até o presente, qual seja, suposto enriquecimento ilícito, através do desvio de dinheiro público, causando dano ao erário pela  Gestora de Cruz do Espírito Santo e outros, no ano de 2022; a qual pode ser indicativo da prática do ato de improbidade administrativa”, considerou a magistrada.

Ainda de acordo com a Portaria, “com fundamento na conjugação dos permissivos legais supracitados, converter a presente Notícia de Fato em Procedimento Preparatório de mesmo número, com o objetivo de melhor apurar os fatos, individualizar as irregularidades e condutas, por ventura, detectadas, além de colher elementos de provas para embasar eventual Ação Civil Pública, que por sua vez, possui o desiderato de reparar danos, coibir as práticas despidas de legalidade e responsabilizar à quem lhes deu origem ou perpetuidade na forma da lei”, diz trecho do documento publicado no último dia 1 de junho pelo MPPB.

A promotora determinou ainda a realização de diligência que a se mostrar necessária durante a tramitação, “inclusive notificações, tomada de depoimentos e declarações, requisições de documentos outros, de pericias e informações, tudo com base nas ´prerrogativas ministeriais´”, destacou.

Aliny Povão foi eleita em 2020 com 6.319 votos, o que representou 49,18% dos aptos no Município de Cruz do Espírito Santo.

Fonte: ClickPB