Boris Johnson renuncia à liderança do partido e a cargo de primeiro-ministro

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, renunciou nesta quinta-feira (7) à liderança do Partido Conservador e, por consequência, deixará o cargo de primeiro-ministro. Ele pretende, no entanto, manter-se em funções até que o Partido Conservador escolha novo líder.

Desde a última sexta-feira o premiê britânico vinha passando por mais uma crise no seu governo e sofria sortes pressões para deixar a liderança do país.

Nos últimos três dias, mais de meia centena de governantes britânicos apresentaram a demissão, após novo escândalo que envolveu Johnson. A debandada de ministros, secretários e assessores intensificou-se, com mais saídas de peso às primeiras horas da manhã.

Para o Partido Trabalhista, principal força da oposição, a saída de Boris Johnson é “uma boa notícia”. No entanto, a decisão “já devia ter acontecido há muito tempo”.

“Ele sempre esteve inapto para o cargo. Foi responsável por mentiras, escândalos e fraudes a uma escala industrial. E todos que foram cúmplices devem estar completamente envergonhados”, afirmou o líder trabalhista Keir Starmer.

Em decorrência dessa crise de confiança, mais de 40 membros do partido e do governo de Johnson pediram para deixar os cargos, incluindo alguns de seus principais ministros.

Anteriormente, o primeiro-ministro britânico já havia passado por uma votação de desconfiança, da qual ele saiu vitorioso. Naquele momento, a crise havia se instalado devido às festas realizadas na sede de governo durante a pandemia.

Noticias em Destaque

Fonte: MaisPB com G1