João anuncia que Paraíba terá concurso para museólogo, arqueólogos e palentólogos, em 2024

O governador João Azevêdo anunciou concursos para museólogos, arqueólogos e paleontólogos ao longo de 2024. Para além disso, haverá mais um processo na área da educação e de engenharia.

“Vai ter concurso para dois mil professores, vai ter concurso para 100 engenheiros, para museólogo, arqueólogo, palentólogo, que não existe no estado”, afirmou.

João também comentou sobre o reajuste de 5% dos salários dos servidores efetivos ativos, inativos e pensionistas das administrações direta e indireta, na última segunda-feira. Esse, inclusive, foi um dos temas debatidos no programa Correio Debate desta quarta-feira (17).

Na mesa de debate, o chefe do executivo estadual comentou que esse planejamento é, na verdade, o cumprimento e a valorização aos profissionais ligados ao Estado. Ele deu ênfase à bolsa desempenho às Forças de Segurança, ao aumento no piso dos professores e deixou bem claro que, no momento, a gestão chegou ao limite do que poderia oferecer.

“5% é mais que a inflação do ano. Quando você imagina um aumento de 5%, não é só um aumento. Nós estamos também fazendo incorporação da bolsa, que vai direto para quem é reformado. Todos que estão na reserva da Polícia Militar, Civil, Penal, do Corpo de Bombeiros, todos eles receberão uma incorporação de 20% na bolsa, que já chega a 60%. Aquilo que era a grande defasagem entre quem estava na ativa e para quem ia para a reserva está acabando na Paraíba. Foi acordo, promessa e cumprimento. Estamos dando aumento para o piso dos professores, que foi o mesmo percentual que o Ministério da Educação determinou. E, pela primeira vez, estamos dando esse percentual para os professores prestadores de serviço, que, no ano passado, já recebeu 80% de aumento. Fomos ao limite suportável do Estado”, comentou.

Confira outros assuntos abordados:

Sobre a ponte que ligará Cabedelo, Santa Rita e Lucena

“A ponte está na sua montagem final do processo de licitação. Nós queremos, até o fim do mês, lançar o edital com todas as informações para que as empresas possam começar a trabalhar em suas propostas. Esperamos que, no mais tardar, no início de abril, tenhamos a abertura da primeira etapa da licitação, que é muito grande. Decidimos fazer um pequeno ajuste na plataforma da ponte. A plataforma da ponte já permitiria duplicar, em termos de faixas, fazendo o deslocamento já da ciclovia. Mas aí nós decidimos colocar já as ciclovias com as outras quatro faixas. Esse ajuste fez com que a gente atrasasse 15 dias para o lançamento do edital”

Aliança com Cícero Lucena para 2024

“(A relação) É a melhor possível. Eu dizia, em 2020, que a melhor coisa que poderia acontecer para João Pessoa era a união das gestões, para que a gente pudesse fazer investimentos verdadeiramente na cidade. Hoje, João Pessoa recebe investimentos na ordem de R$ 400 milhões do Estado. João Pessoa se transformou num centro de atenção ao turista. Isso é fruto de um trabalho muito forte de divulgação que aconteceu. Nós participamos de todas feiras e eventos para divulgação que aconteceram no Brasil, na Argentina e em Portugal.

Política em Campina Grande

“Nosso partido está apresentando o nome de Jhony Bezerra, o nosso secretário de Saúde. Nosso partido está participando de uma frente de partidos de centro-esquerda que tem diversos candidatos. Temos Jhony Bezerra, Inácio Falcão, André Ribeiro, Daniella Ribeiro. Ou seja, você tem um conjunto de pessoas que participam dessa frente, que estão se colocando como pré-candidatos. Eu tenho dito claramente que, no momento certo, vamos fazer uma avaliação, sentar com todo mundo e entender que quem estiver melhores condições vai participar e ser um representante do grupo”

E Romero Rodrigues?

“Nós nem estamos esperando por Romero e nem podemos decidir por Romero. Se Romero participar da eleição, será por decisão própria. É muito difícil você imaginar, hoje, qual será a posição. Eu, sinceramente, não sei”

Fonte: Portal Correio