Evaldo Filho é o homenageado no De Repente na Rede

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (21), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista paraibano Evaldo Filho.

Evaldo Filho nasceu na cidade de Sumé (PB) e foi batizado como Cleyson Silva Estendio, recebendo apenas posteriormente o “nome artístico” – que o deixou mais conhecido no universo da cantoria – em homenagem a seu pai, Evaldo Severino, também repentista e criador do projeto Calçada do Repente, um espaço destinado ao encontro de cantadores e admiradores dos versos improvisados em Sumé.

Ouvindo, desde criança, o pai cantar e o acompanhando em eventos de cantoria com outros colegas, Evaldo Filho foi se interessando e aprendendo, até que ingressou na arte aos 18 anos e hoje, com 23, já se destaca na nova geração do repente. Além de poeta repentista, ele cursa graduação em Letras na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Monteiro.

Desde julho de 2015, a Funesc realiza o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo estado. Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino.

Serviço

De Repente na Rede

Quarta-feira, 21/07/2021, às 19h

Homenageado: Evaldo Filho (PB)

Apresentação: Iponax Vila Nova

TV Funesc: www.youtube.com/funescpbgov