Professores da Rede Municipal de Monteiro participam de reunião para aplicação das provas do Soma

A busca pela garantia dos direitos e objetivos de aprendizagem previstos para toda criança em idade escolar une a Secretaria de Estado à Secretaria Municipal de Educação para o Programa SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba. Juntos, estado e município empreendem esforços para superar os desafios apresentados diante do grande número de estudantes das redes públicas da Paraíba que conclui os anos iniciais do ensino fundamental com alfabetização incompleta e baixo nível de letramento.

Organizado em uma rede de trabalho colaborativo, que reúne professores alfabetizadores, diretores escolares, coordenadores municipais e supervisores regionais, o Programa SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba está alicerçado em um conjunto de iniciativas que envolvem a avaliação da educação, a formação de professores, o monitoramento de ações educacionais e o desenvolvimento profissional dos gestores escolares.

Nos dias 16 e 17 de outubro serão aplicadas as provas da 2º etapa de avaliação do SOMA para os estudantes da rede municipais de ensino. O objetivo é monitorar o desempenho dos alunos e fortalecer as bases da aprendizagem com a perspectiva de que as escolas atinjam as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB).

De acordo com a Secretária de Educação, Ana Lima, é de suma importância a reunião que antecede a aplicação da segunda avaliação, pois a mesma tem o intuito de informar e tirar todas as dúvidas de todos os envolvidos na aplicação da prova que vai monitorar os resultados e municiar os profissionais das escolas com dados  e informações sobre o processo de aprendizagem de seus alunos, detectando os pontos que são necessários um trabalho diferenciado.

Avaliação Somativa

As avaliações serão aplicadas nas Escolas Municipais da cidade de Monteiro para os alunos das turmas de 1º, 2º, 3º, 5º e 9º anos que responderão as provas que contém 20 questões das disciplinas de Português e 20 de Matemática.

Os resultados dessa avaliação serão contrastados com as metas pactuadas de elevação nos padrões de desempenho.