Novo e-book infantil de professores do CDSA é lançado pela editora da UFCG

O novo livro “Do solo, brota comida”, de autoria dos professores Adriana Meira e Rivaldo Vital do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG e premiado no último concurso da FAO/ONU no desafio em homenagem ao Dia Mundial do Solo (comemorado em 5 de dezembro) já está no site da Editora da UFCG (EDUFCG), em formato e-book.

Com ilustrações dos integrantes do grupo de pesquisa Educação em Solos, o egresso de Agroecologia Diogo dos Santos Oliveira e os acadêmicos José Ilton Pereira Alves e Danielle de Freitas Costa, o livro apresenta Júnior, um menino inteligente e inquieto por saber de onde vem os alimentos. Na sua busca, ele conhece Ana Terra que o apresenta a quem entende do assunto: o Sr. Solo. A partir daí inicia-se uma encantadora aventura que faz o menino descobrir algumas noções importantes sobre este incrível recurso natural, verdadeiro organismo vivo que sustenta a vida no planeta que é o solo. A obra é destinada a crianças de 6 a 11 anos e objetiva colaborar com professores da Educação Básica para uma abordagem atrativa, significativa e contextualizada sobre o solo, como proposta de Educação em Solos.

O “Children’s book contest on Soil Biodiversity” foi lançado por meio de uma parceria entre a União Internacional de Ciência do Solo (IUSS), a FAO/ONU e a Aliança Global pelos Solos (GSP) para celebrar o Dia Mundial do Solo. O lema para construção do material em 2022 foi “Solo, onde começa a alimentação” e objetivou incentivar o interesse das crianças pelo solo e dar-lhes a oportunidade de compreender o impacto do desequilíbrio de nutrientes do solo, da perda de fertilidade do solo e a necessidade da conservação do solo para a segurança alimentar e nutricional e o bem estar de todas as criaturas.

“Acreditamos que educar as crianças para o conhecimento do solo como grande organismo que sustenta a vida é parte da solução para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e que crianças bem (in)formadas podem se tornar os melhores aliados para a salvar o solo!”, disse a professor Adriana.

O ebook pode ser baixado em https://livros.editora.ufcg.edu.br/index.php/edufcg/catalog/book/192 e o livro físico deverá ser lançado em breve.

Fonte: Assimp CDSA/UFCG