Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, o Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, organizou visitas à experimentos mantidos pelo LAEB na área da fazenda experimental do Campus Sumé.
Um grupo de estudantes das turmas concluintes do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Gaudêncio, de Serra Branca, acompanhados de suas professoras abriram a programação de visitas, na segunda-feira (5). As visitas foram encerradas com a uma turma de estudantes do Projovem Campo Saberes da Terra, do município de Monteiro, nesta sexta-feira (9).
“Viemos realizar uma atividade de campo para descobrir um pouco mais sobre a nossa cultura e a nossa própria terra. Há certo preconceito sobre o Semiárido e a nossa região. Na escola professor José Gaudêncio as professoras Simone e Jacira, promoveram essa atividade com o objetivo de destruir esses preconceitos através da ciência. Aqui aprendi muita coisa que eu não sabia sobre a terra, sobre as plantas, sobre a utilidades dessas plantas. Nem sempre damos o devido valor ao o que é nosso, então essa experiência foi válida”, disse o estudante Alisson Rodrigues da Silva.
“Trouxemos as turmas concluintes do Ensino Médio para que eles pudessem adquirir experiência sobre como aprender a respeitar o meio ambiente e levar esse conhecimento visto aqui para um projeto na nossa escola já que esse ano estamos trabalhamos sobre o meio ambiente e sustentabilidade e isso para os alunos será importante para a observação na prática”, falou a professora de Química Jacira Ribeiro, da Escola Estadual Professor José Gaudêncio.
Parceria
Ainda comemorando a Semana do Meio Ambiente, foi realizada uma reunião na quinta-feira (8) entre a coordenadora do LAEB, professora Alecksandra Vieira, o gestor da RPPN Fazenda Almas e representando a Associação Plantas do Nordeste (APNE), Roberto Lima e o secretário de Educação do Município de Sumé Odilon Araújo e Betânia Macedo, também do município, resultando numa parceria para a implementação das estratégias do programa de educação ambiental contemplado no Plano de Manejo da referida unidade de conservação, sendo um compromisso firmado para a conservação dos recursos naturais no Cariri paraibano.
Cariri em Destaque
Com Ascom/Rosenato Barreto