Estudantes do Grupo de Estudos Educação em Solos e extensionistas dos programas PASCAR e EDUCASOLOS, dos cursos de Tecnologia em Agroecologia e Engenharia de Biossistemas do CDSA-UFCG campus de Sumé, participaram da VIII Reunião Nordestina da Ciência do Solo (RNCS), que aconteceu no período de 16 a 20 de setembro, no campus da Universidade Federal de Alagoas, em Arapiraca-AL.
Com o tema “A Ciência do Solo frente aos novos desafios na busca da produção sustentável”, a programação do evento contou com conferências, palestras, apresentação de trabalhos, minicursos, exposições pedagógicas em solos e excursões técnicas.
Acompanhada pela líder do grupo de pesquisa, professora Adriana Meira Vital, a equipe apresentou seis trabalhos científicos, na modalidade posteres, produzidos pelos estudantes de graduação Jarlean Lopes, Robymar Nascimento, Maria Luiza Ramos, Vitória Raiany, Dayanne Marques, Edson Araújo, Danielle Freitas, Paloma Amorim e Dayane Lima, além dos pós graduandos Ivson de Sousa, Regiane Batista e Jefferson Ferreira, orientados pela professora Adriana Meira e pelo professor Rivaldo Vital. Os trabalhos evidenciam os resultados das atividades de pesquisa e extensão para popularização do conhecimento do solo.
Para a professora Adriana “foi um momento ímpar na vida desses jovens pesquisadores que puderam interagir com outros jovens acadêmicos da graduação e pós graduação e adquirir experiência e conhecimento por meio de debates sobre os solos do Nordeste brasileiro. Além disso, serviu para o nosso grupo de pesquisa divulgar os estudos que vem sendo realizados com a Educação em Solos no nosso campus e no nosso Territorio, e com isso ganhar notoriedade em nível regional e nacional na área de estudo”.
Um grande Espaço de Educação em Solos foi montado para apresentar ao público visitante as ações e estratégias pedagógicas desenvolvidas por diversos projetos e programas presentes. “O Espaço de Educação em Solos é uma conquista que reforça o compromisso da Ciência do Solo com a necessidade de ampliar o debate sobre a educação para a conservação e regeneração dos solos. Estamos entusiasmados com os caminhos que a Educação em Solos vem tomando e nos sentimos honrados de fazer parte desse grupo de cientistas e educadores do solo”, concluiu a professora Adriana, que também proferiu palestra na RNCS, apresentando a importância das mascotes do solo e destacando o impacto das ações do grupo de pesquisa em eventos regionais e nacionais.
Fonte: Assimp.CDSA/UFCG